Histórico

FORMAÇÃO DA COORDENAÇÃO DIOCESANA

Atendo a um chamando da Mãe Rainha, Três vezes admirável de Shoenstatt, para um retiro espiritual na EMATER em São José do Mipibu em setembro de 2010, reuniram mulheres e homens vindos de varias partes da Arquidiocese de Natal. Na ocasião vinte e dois homens participantes de diversos grupos de terço sob a direção espiritual dos Padres Pedro cabelo (diretor espiritual em nível de norte-nordeste) e o então diretor espiritual para o movimento do Terço dos Homens o Padre Raul.
Segundo o Padre Pedro Cabelo, era chegada a hora de formar uma comissão de homens que representasse os vários grupos de Terços dos Homens espalhados pela arquidiocese e por sua vez caminhassem junto a Santa Igreja de Cristo respondendo ao Bispo desta. Segundo informações colhidas pelo padre Pedro, O Estado do Rio Grande do Norte é o que mais possui grupos de oração de Terço, porém é o que tem menos cadastrado oficialmente. Frente a isso foram reunidos os vinte e dois homens e escolhidos apenas doze para ser provisoriamente a coordenação Diocesana para o Movimento do Terço dos Homens, entretanto devido às dificuldades de encontro entre esses doze e suas responsabilidades com seus grupos ficava difícil um encontro. Mas uma vez por Intermédio do Espirito Santo e o manto da Mãe Rainha sobre esses Homens, no dia vinte e seis de abril de 2011 no Seminário Maior de São Pedro, reuniu-se os Homens do Terço: Padre Raul, então Diretor espiritual, Souza (Matriz de Nossa Senhora de Fatima – Parnamirim), então primeiro Coordenador, Claudio primeiro Secretario (Matriz de São João Batista – Lagoa Seca Natal), Salustiano (Matriz de Nossa Senhora de Lourdes – Petrópolis Natal) e o convidado e coordenador do Terço dos Homens da paroquia de André de Soveral João Pinheiro (Parnamirim).
Uma reunião difícil, pois o principal objetivo era a união entre os vários grupos de terço de varias invocações marianas através de um retiro espiritual. A sugestão dos homens presentes é que esse retiro deveria ser abrangido a todos os grupos independentes da invocação mariana, afinal todas são Maria, mas a sugestão do então diretor era um retiro que abrangesse apenas o terço dos homens que levasse a invocação da Mãe Peregrina. Mas no final ficou definido que o terço é mariano e que não deveria excluir um grupo por sua invocação, todos são bem vindos ao primeiro retiro espiritual Arquidiocesano.
O retiro espiritual deveria acontecer em Maio, mas todos que eram convidados a participar argumentavam que era loucura, pois só tínhamos um mês de preparo. Mas com a benção da Santíssima Trindade sobre os homens que trabalhavam fazia toda a diferença. Durante um mês, todas as noites foram feitas reuniões na maioria delas na casa do irmão Souza.
Até que nos dias 26 e 27 de Maio de 2011, reuniram 120 coordenadores de vários grupos, vindos de vários lugares do estado. Um retiro abençoado, onde tivemos Missa, adoração, testemunhos, procissão do terço luminoso, vigília e a confraternização entre os homens. Contamos com as presenças valiosas do então arcebispo de Natal Dom Matias Patrício de Macedo, do Coordenador Nacional Carlos Alves, do Reitor do Seminário Maior de São Pedro Padre Ajosenildo e do então diretor espiritual Padre Raul.
Nesse encontro pelo chamado Espirito Santo foi tocado o coração de 15 homens para ser a nova coordenação diocesana para o movimento do Terço dos Homens. Foram eles: João Pinheiro, Souza, Agnaldo Lira, Flaviano Pontes, Jandir Silva, Everaldo Colleti, Hélio Lopes, Manoel Vicente, Manoel Zeferino, Manoel Adelino, Lauro Kenedy, Alexandre Magno e mais três homens que com o passar do tempo foram se fazendo necessário.
Hoje a Coordenação Diocesana do Terço dos Homens luta pela união dos homens do RN através de visitas que evangelizam; retiros, missas e encontros de formação. Sabemos que não é uma tarefa fácil, pelo contrario é árdua, mas com fé em Deus e guiados pela Mãe Peregrina temos a certeza que é possível alcançar esse objetivo rumo à evangelização dos homens do terço de nosso Estado.
Nossa coordenação hoje é formada por doze homens, que são eles:
João Pinheiro – Coordenador
Francisco Souza – Vice Coordenador
Agnaldo Lira – Primeiro Tesoureiro
Valdir Silva – Segundo Tesoureiro
Claudio Cruz – Primeiro Secretário
Manoel Adelino – Segundo Secretário
Everaldo Colleti – Relações Pública
Flaviano Pontes e Rianderson Macedo – Marketing
Manoel Vicente, Manoel Zeferino, Jandir Silva e Hélio Lopes – Visita e Acolhimento.
Arthur Araújo e Airton Oliveira – Ministério de Musica.

Arquidiocese de Natal, 28 de Junho de 2012.