quarta-feira, 20 de julho de 2011

 O que é o Rosário ou o Terço?

Algumas pessoas já perguntaram-me sobre a diferença entre o Terço e o Rosário pois bem, o Rosário é o conjunto de 200 Ave-Marias, ou seja, 20 mistérios que contemplamos desde a anunciação do anjo Gabriel até a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Já o Terço como o próprio nome diz se trata da quarta (permanece o nome terço) parte do Rosário, ou seja, 50 Ave-Marias ou 5 mistérios. Temos então, o Rosário dividido em quatro partes: A primeira parte os Mistérios Gozosos, a segunda parte os Mistérios Luminosos, a terceira parte os Mistérios Dolorosos e por fim os Mistérios Gloriosos. Quem achar difícil no seu dia-a-dia rezar o Rosário inteiro, pode dividi-lo rezando a primeira parte de manhã cedo, a segunda no meio do dia, a terceira no final da tarde e a quarta a noite, mas se mesmo assim continuar difícil, pode fazer como o proposto acima, rezando uma quarta parte por dia, ou seja, o Terço.

Será que o Rosário (Terço) não é uma oração mecânica, pouco inteligente?
               
Existe o risco de fazer do Rosário (Terço) uma oração mecânica, na qual a única preocupação é a repetição apressada. Porém, quando paramos para examinar o sentido da repetição, descobrimos: a força do Rosário (Terço) está na repetição.

Diz Jesus: "Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no reino dos Céus" (Mt 18,3). Quando rezamos o Terço, estamos diante de Deus, do modo que mais lhe agrada, como um coração de criança e sem impor condições a Ele. (Pe. Alberto Luiz Gamberini)

Já ouvi algumas pessoas questionando sobre o Terço, dizendo que é apenas repetitivo, ou que não é Bíblico. Pois bem, não vou aqui escrever um testamento explicando a respeito, mas há um CD do Pe. Joãozinho (recomendo) que se chama: "Os mistérios do TERÇO".  No encarte deste CD, ele fala sobre 10 boas razões para rezar o Terço, que eu gostaria de colocar aqui. Não pedi autorização a ele nem a ninguém que por direito deveria, mas se tratando das coisas de Deus, acho que não terá problema:

1. É uma Oração Bíblica: O Pai-Nosso é a oração que Jesus nos ensinou. A Ave-Maria, na primeira parte, é a saudação que lemos no Evangelho àquela que seria escolhida para ser a Mãe de Deus (Lc 1,28. 42).
O Terço repete as palavras do Evangelho. Quando o rezamos, realizamos a profecia de Maria no Magnificat: "Todas as gerações me chamarão de bendita" (Lc 1,48). Bendita sois vós entre as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário